O Morro do Leme é um morro situado no bairro do Leme, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Com 124 metros de altitude, localiza-se ao lado da Praia do Leme e do Morro dos Urubus. Passamos pela triagem protetiva contra o Coronavírus e seguimos para a entrada do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias.
O Forte Duque de Caxias fica no alto do Morro do Leme, e o acesso é feito por estrada de paralelepípedos!
A subida será cercada de natureza e belas paisagens até lá em cima!
O caminho é bem sinalizado com muitas placas informativas e motivacionais.
Também podem ser vistas 15 esculturas da artista plástica Mazeredo, que representam as estações do “Caminho Da Cruz” vividas por Jesus Cristo.
A área de proteção ambiental do Leme, aberta à visitação pública, conta com banheiros e bebedores, pertence ao forte, de onde pode-se observar diversos atrativos da cidade, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e a praia de Copacabana. A entrada está temporariamente gratuita e vale a pena aproveitar. É proibida a entrada sem camisa ou com roupa de banho.
O Forte Duque de Caxias, conhecido como Forte do Leme, foi originalmente construído entre 1776 e 1799 por ordem do Marquês do Lavradio, quando o Brasil ainda era parte do Império Português. Ele antes era chamado de Forte do Vigia ou da Espia porque não possuía artilharia e servia para alertar as outras fortificações sobre a chegada de navios ao Rio de Janeiro.
Com o passar do tempo, sua finalidade mudou e foi fundamental em guerras e revoltas.
Hoje em dia tem finalidade cultural e abriga uma grande área de preservação ambiental.
Hashtags:
Nenhum comentário:
Postar um comentário