Em mais um dia acima dos 30° no inverno Carioca, pegamos a ponte Rio Niterói sentido Icaraí, passamos pelo túnel Roberto Silveira e chegamos a praia de São Francisco. No último retorno antes de Charitas está a Avenida Taubaté. Vamos por ela seguindo as placas até o alto do Morro da Viração em Niterói.
O Parque da cidade conta com estacionamento para motos e carros, mas nesse momento as vagas para carros estão interditadas, isoladas com cone e fitas. Muita gente estaciona na estrada de acesso.
Na chegada verificamos a existência de um centro de visitantes, onde é possível conseguir informações sobre os diversos atrativos do Parque. Juntinho do centro de visitantes está o Parque Bistrô, um aprazível restaurante com uma bela vista de Niterói e do Rio ao fundo!
Estamos na rampa de voo livre, onde vamos assistir um pouco do trabalho dos instrutores Ciro e Pepê, que já estão preparando seus equipamentos. A vista da rampa norte é simplesmente sensacional! O outro lado da rampa, virado para a Lagoa de Piratininga, não faz por menos.
Ao lado da rampa de voo livre, existe uma área com esculturas e um pouco mais abaixo, as ruínas de um posto Atalaia português do século XVI, além de um parque infantil em bom estado de conservação.
Nesse local está a trilha para o Bosque dos Eucaliptos, e não leva mais do que dez minutos para se chegar ao objetivo. A trilha é bem sinalizada, com aquelas pegadas que lembram a Trilha Transcarioca. Com aclives e declives suaves é um convite para a prática de Mountain Bike.
Essa é uma área de preservação ambiental do município de Niterói, localizado no
alto do morro da Viração, integrada ao Parque da Cidade. Está a mais ou menos 270 m de altitude e faz parte dos 150 mil m² do parque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário