03/06/2021

CHICHÉN ITZÁ 2021 - YUCATÁN - MÉXICO - MARAVILHA DO MUNDO

 

A estrada de acesso as ruínas de Chichen Itza, teremos muitas retas e o pedágio mais caro do velho oeste, que custa cerca de R$80,00. Após o pedágio vamos cruzar pequenos vilarejos até o acesso ao sitio arqueológico.
O acesso de carro ao estacionamento das ruínas é limitado em função da quantidade de veículos mas o "em torno" está preparado para fazer você chegar ao seu objetivo com estacionamento e serviço de táxi.
Para entrar nas ruínas passaremos por um grande corredor de acesso, a fim de comprar os tickets de entrada e pagar a permissão pelo uso da câmera. Foto de graça por aqui só se for de celular! O custo é de mais ou menos 12 reais.
E o recibo será solicitado algumas vezes durante o seu passeio! Na entrada estão os banheiros e as lojas de souvenirs e alimentação.
Logo depois, ingressamos naquilo que outrora era uma trilha de acesso e agora consiste em uma estrada de terra lotada de moradores da região, descendentes do povo maia que vendem artesanato no interior do sítio arqueológico.
Taí o que você queria! Essa é a pirâmide de Kukulcan, a primeira coisa a ser observada , logo após o artesanato. Já garante a sua selfie antes que fique lotado!
Estivemos aqui em 1998 e na época era possível subir a escada e curtir o visual lá de cima.
Infelizmente já faz um tempo que deixou de ser permitido. Aliás uma boa história pra contar é que o Chichen Itza só passoua ser do Estado de Yucatan em 2010, quando foi comprado de Hans Juergen Thies Barbachano, por quase 20 milhões de dólares.
As ruínas de Chichén Itzá são atualmente de propriedade federal e a administração do local é mantida pelo Instituto Nacional de Antropologia e História do México.
É um dos sítios arqueológicos mais visitados do México com cerca de 1,4 milhões de turistas por ano.
Chichen Itza foi uma grande cidade pré-colombiana construída pela civilização maia no final do período clássico na cronologia mesoamericana.
Além da pirâmide poderemos observar o templo dos guerreiros e as colunas dos mil guerreiros.
Algumas fontes etnográficas afirmam que em 987 d.C. um rei tolteca de nome Quetzalcoatl dominou esta região com o apoio de algumas tropas maias e fez de Chichén Itzá a capital, juntamente com Tula Xicocotitlan.  
Veremos também o Observatorio Caracol e muitas esculturas em pedra envolvendo caveiras, jaguares, e serpentes e o clássico campo de jogo da bola mesoamericano, praticado por mais de 3000 anos entre os povos ameríndios.
O objetivo do jogo era do meio de campo passar a bola por um dos aros. Em muitos casos valia a cabeça do derrotado.
Do meu ponto de vista preferia o Chichen Itza de 1998 com menos infraestrutura e muito mais cara de descoberta arqueológica do que show para turistas. Os vendedores ficavam do lado de fora das ruínas e você podia subir em quase todas as estruturas.
Ainda assim é uma atração imperdível !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE DA SEMANA

OS GÊMEOS - NOSSOS SEGREDOS - EXPOSIÇÃO GRATUITA NO CCBB RJ

Hoje estamos no Centro Cultural do Banco do Brasil, aqui no centro do Rio! É Dia Das Crianças e por isso os espaço está disponibilizando alg...

CONFIRA OS VÍDEOS MAIS ASSISTIDOS!