Essa é a entrada para o parque dos ojos, uma espécie de fazenda particular com acesso a vários cenotes diferentes e a outras atrações naturais. Vamos ao Cenote dos Ojos conhecido como mais belo e desejado da região.
Viemos pela clássica carreteira México 307 e passamos por Playa Del Carmen e Akumal, chegando ao arredores de Tulum. Depois da entrada seguiremos por 3 kms por uma estrada de terra repleta de placas mirabolantes. Carro estacionado, vamos para o cenote!
Aliás, você sabe o que é cenote?
Cenotes são conexões entre a superfície e áreas alagadas subterrâneas. As águas dos cenotes geralmente são límpidas, porque vem da lenta filtragem da água de chuva pelo solo e, portanto, contém poucas partículas suspensas! A península de Yucatán quase não tem rios, apenas algumas lagoas. Muitas áreas pantanosas. Os cenotes extensamente distribuídos são a principal fonte de água em grande parte da península de Yucatán.
Estamos usando o nosso próprio equipamento, mas vale lembrar que é possível alugar snorkel e o ingresso dá direito ao colete salva vidas de uso obrigatório por aqui. Vamos ao Primeiro "OJO" ou olho d'água!
A chegada a caverna é impactante o suficiente para dispensar a selfie e pular logo na água!
Com águas cristalinas, reflexo azul e transparência total, a palavra exata para definir o primeiro OJO é: embasbacante!
Com fundo de pedra coberta por uma fina camada de areia, o acesso ao cenote dos ojos também permite o mergulho com garrafas pelas escuras cavernas conhecidas como bat caves! Para isso é necessário ter o curso introdutório de mergulho!
Como não tenho vou ficar de fora dessa curtindo as meninas!
Siga o Barato da Aventura nas redes sociais! Estamos no Facebook, No Instagram, No Twitter e no TikTok! Essa foi a primeira vez da Manu com colete e snorkel. V
O segundo olho é mais fundo, com menos água e portanto mais raso.
Com fundo de pedra, é recomendável manter-se deitado ao explorar o rio dessa imensa caverna. Existem trechos onde a agua bate no joelho e se você ficar em pé e escorregar inevitavelmente vai se machucar. A quantidade de luz é menor o que torna o fundo mais escuro, mesmo com claridade suficiente fora d'água!
Você pode nadar aqui por cerca de trinta minutos até chegar ao segundo acesso, desviando do que há no fundo. Se tentar cruzar o trecho em pé, vai demorar muito mais.
Termino o passeio de hoje, na lanterna dos afogados, esperando pelo seu like! Vê se não vai demorar! Um forte abraço e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário