CACHOEIRA DA GRUTA NO HORTO - TRILHA TRANSCARIOCA
Estamos chegando ao bairro do Jardim Botânico. Você já viu outros vídeos nossos no Horto.
Se não viu, eles estarão no card pra você conferir. Por enquanto segue com a gente de moto pela Rua Lopes Quintas e depois pela Pacheco Leão.
Seguimos em direção a entrada do Parque Nacional da Tijuca pela Rua Dona Castorina.
Nosso acesso a Cachoeira da Gruta vai acontecer antes dessa entrada, mas próximo o suficiente para você enxergar a guarita, enquanto entra na mata e ultrapassa a canaleta entre as oferendas e os urubus.
O ínício da trilha é esquisito e pouco sinalizado, mas o caminho é bem marcado e a caminhada começa sem grandes obstáculos.
Pouco tempo depois começam as placas da Trilha Transcarioca.
A Trilha Transcarioca foi inicialmente idealizada em 1995. Dois anos depois, virou um projeto da Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro, tendo sido apresentado ao público pela primeira vez no Congresso e Exposição Mundial de Ecoturismo – World Ecotur 97. Seu objetivo é criar uma trilha de longo curso que ligue as unidades de conservação do Município do Rio de Janeiro, funcionando como um corredor ecológico entre elas e induzindo o manejo integrado do Mosaico Carioca de Áreas Protegidas.
Para fazer a interlocução entre os entusiastas e o poder público, existe o MTT ou Movimento Trilha Transcarioca, uma iniciativa que congrega pessoas e instituições da sociedade civil em caráter voluntário, comprometidas com a implantação, sinalização, manejo, divulgação e uso público e qualificado da trilha. Onde existem essas placas e essas pegadas fica difícil se perder!
No que diz respeito a nossa trilha aqui continuamos seguindo as placas sem um arranhão sequer e curtindo esse lugar de beleza natural indescritível na Floresta da Tijuca.
Chegamos agora na Cachoeira da Gruta. O trajeto levou cerca de 30 minutos bem andados. As subidas são leves e bem tranquilas. A área das quedas de água, conta com dois grandes platôs e vários outros menores com pequenos poços de agua.
A Cachoeira tem esse nome porque o Rio Macacos corre entre as pedras e sua principal ducha fica dentro de uma pequena gruta formada por elas. Por aqui temos um visual incrível regado a ótimos e escorregadios trechos de trepa pedra.
Antes de testar a agua a gente dá aquela conferida no local pra ter certeza de qual é o melhor lugar para deixar as mochilas e os equipamentos.
Aproveito esse breve momento de inspeção nos altos e baixos do Rio para convidar você para adicionar o barato da aventura em suas redes sociais! Estamos no Faceebook, no instagram, no twitter e no tik tok.
Siga nosso site: www.obaratodaaventura.com.br - Alguns materiais só estarão disponíveis nele, como mapas e complementos.
Também é um ótimo canal pra falar com a gente!
Agora sim, vamos curtir o lance. Com boa musica e muitas imagens molhadas feitas pela lente do BARATO DA AVENTURA!
No fundo da gruta tem muitas pedras soltas e em um dia como hoje fica bem escuro pra enxergar. É preciso ficar atento para evitar quedas e torções.
Nós ficamos por aqui!
Agradeço pela sua assistência e pelo comentário bacana que você vai deixar pra gente!
Um Forte Abraço e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário