Site DPHDM: https://www.marinha.mil.br/dphdm/inicio
Passeio Marítimo na Baía de Gunabara - Informações:
https://www.marinha.mil.br/dphdm/pass...
Estamos no Museu Naval, subordinado a Diretoria do Patrimonio Histórico e Documentação da Marinha. (DPHDM)
O prédio funciona atendendo as orientações sanitárias de controle a pandemia.
É um espaço destinado à preservação da memória naval brasileira. Em seu acervo, se encontram documentos, obras de arte e peças que relatam a história da Marinha do Brasil.
Aqui também acontecem projetos educativos para crianças com ênfase na proteção de rios e oceanos. O fluxo é de 6.500 crianças de escolas públicas e privadas por ano, que aprendem através de jogos e outras atividades, a importância de nossos mares.
Vamos agora para o passeio marítimo. Os horários de funcionamento e regras para acesso estão no site da DPHDM.
Na entrada estão expostos alguns veículos militares e, é claro que fomos conferir!
Além do Carro de Combate Cascavel e do Caça Bombardeiro Skyhawk temos também o Helicóptero Museu Sea-King, helicóptero anfíbio médio que pode realizar missões de transporte, salvamento e resgate, guerra anti-submarina ou anti-superfície. Todos eles são equipamentos do Espaço Cultural da Marinha.
Hora de embarcar e conhecer a baía de Guanabara de dentro dela.
Vamos para o Rebocador Laurindo Pitta, que participou, em 1918, da Primeira Guerra Mundial, em tarefas de apoio. Em 1997, a Marinha o restaurou, colocando assentos para 90 passageiros. Desde então, vem sendo empregado na realização do Passeio Marítimo pela Baía de Guanabara.
No decorrer do passeio, uma guia turística apresentará as curiosidades e histórias, interagindo a todo momento com os visitantes. Vamos dar uma parada na Ilha Fiscal para o ingresso de outras pessoas no navio. A Ilha fiscal que foi base alfandegária no período do Império, hoje abriga um museu histórico cultural.
Enquanto fazemos nosso pit stop na Ilha Fiscal eu aproveito para conhecer um pouco mais do Laurindo Pitta. Vamos descer a sala de maquinas onde a permanência só pode ser suportada com proteção auricular uma vez que o barulho dos motores é ensurdecedor.
Deixando a Ilha Fiscal seguimos nosso roteiro que pela Baía de Guanabara passando pela Escola Naval e também por uma das minhas montanhas preferidas no Rio de Janeiro, o Pão de Açúcar.
Subimos a cabine de comando e juntamente com o Vice Diretor do DPHDM, o Comandante Quirino, a quem devemos nosso profundo agradecimento pelo vídeo de hoje, vamos curtir a vista para Niterói.
De volta ao Rio, contamos ainda com a incrível visão do Contratorpedeiro Museu Bauru.
O passeio marítimo é um dos mais belos do Rio de Janeiro, permitindo ao visitante avistar, de uma forma encantadora, os principais pontos turísticos e históricos da Cidade Maravilhosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário