Saímos da Tijuca, no Rio de Janeiro, passamos pela Ponte Rio Niterói e após o pedágio nos posicionamos a esquerda, para seguir pela Niterói Manilha.
Contornamos o municipio de Itaboraí e seguimos pela Rodovia Mário Covas ou BR-101 até a altura de Rio Bonito, na saída 261, onde vamos entrar a direita para a Via Lagos.
Uma vez na Via Lagos, nos mantemos nela até o pedágio. O percurso até Saquarema tem 120 Km e nas condições normais de temperatura e pressão, você levará cerca de duas horas para realizá-lo, contando com os congestionamentos normais desse trajeto.
Ainda assim é a opção mais rápida para se chegar ao nosso destino.
Imediatamente após o pedágio entraremos a direita para a Estrada do Palmital ou simplesmente RJ-128, que embora esteja em bom estado apresenta falhas de manutenção e alguns buracos na pista.
Vamos continuar com atenção até chegarmos ao perímetro Urbano de Saquarema.
Aqui, vale lembrar que o carros podem estacionar na direita. Isso gera uma longa fila de veículos e pouca visão para quem está de moto.
Nossa primeira parada é o Mirante Morro da Cruz, na parte baixa, junto a Lagoa de Saquarema. A parte alta estava fechada por causa da pandemia. Nela existe uma cruz, e um mirante para observação.
Por aqui temos uma bela vista para a Lagoa, alguns pontos fechados e outros com livre circulação. É um lugar excelente para fazer aquela sua selfie preferida e postar no Instagram ou no Facebook.
Aproveito e convido você para curtir as redes sociais do BARATO DA AVENTURA. Estamos no TikTok, no Instagram, no Twitter e no Facebook.
Agora vamos visitar uns dos pontos turísticos mais conhecidos de Saquarema, a igreja de Nossa Senhora de Nazareth. Localizada no centro, em uma elevação que avança pela água, delimitada pela prainha e pela Barrinha Lagoinha. Tem estacionamento público na base e permite uma vista sensacional para o mar, para a praia da Vila e a praia de Itaúna, a medida que subimos. Você pode utilizar os degraus, ou se preferir, subir pela trilha com o vento do mar e a linda vista das pedras.
A igreja foi construída em 1837 para substituir a antiga capela. Conta a lenda que uma imagem de Nossa Senhora de Nazareth foi achada por um pescador após uma forte tempestade. Ele levou a imagem para sua casa para protegê-la comunicando o ocorrido a toda a comunidade. O fato é que a imagem sumiu novamente e foi achada no mesmo lugar onde foi encontrada pela primeira vez. Isso aconteceu por várias vezes.
Os aldeões resolveram então construir uma pequena capela no alto do Morro. Com isso Saquarema tornou-se o berço da devoção a Nossa Senhora de Nazareth no Brasil, sendo realizado aqui o primeiro Círio de Nazareth.
Atualmente a comemoração, se dá no dia 08 de setembro, data em que a imagem foi encontrada pelo pescador.
No terreno da Igreja encontra-se o cemitério de Saquarema.
Construir o cemitério local junto a igreja Matriz foi uma prática comum durante o período da colonização. Nesse caso específico tornou-se uma atração turística devido a sua proximidade do mar, e a bela vista do canal.
Chegamos na praia de Itaúna! Sede por diversas vezes da etapa brasileira do Circuito Mundial de Surf! Estamos na Escola de Surf de Saquarema! Muito bem estruturada, é uma otima opção para aprender o esporte. Por essas e outras é que Saquarema é conhecida como Capital Nacional do Surf.
Estamos devendo um vídeo de surf aqui no Barato da Aventura.
Vamos aguardar a volta regular das praias das praias no Rio.
Para finalizar o passeio sigo para o trecho das Pedras de Itaúna. Vou almoçar no Pipicos, Restaurante para motociclistas do tipo RAIZ, indicado nesses termos, pelo meu amigo Luiz Claudio Lemos.
Depois do PF, uma caminhada na praia e volto pra casa muito satisfeito por retomar as estradas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário