Para mais informações, consulte o site da DPHDM. Clique aqui.
Você já viu o vídeo do BARATO DA AVENTURA sobre o passeio marítimo da Marinha na Baía de Guanabara! Se não viu, clica no card e assista! É imperdível!
Hoje vamos conhecer outra parte do Complexo Cultural da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha. (DPHDM). Trata-se da Ilha Fiscal.
A Ilha Fiscal está localizada no interior da Baía de Guanabara bem próxima do centro histórico da cidade. Seu nome provém do fato de ali ter funcionado o posto da Guarda Fiscal, que atendia o porto da capital do Império, no século XIX.
A decisão da construção, assim como a do seu estilo arquitetônico, foram do Imperador D. Pedro II, que afirmou: "A ilha é um delicado estojo, digno de uma brilhante joia".
Para não conflitar com a paisagem da Serra do Mar optou-se assim por um pequeno "château" em estilo gótico provençal, onde se destacam as agulhas e as ameias medievais que adornam a silhueta da edificação.
Inspirado nas concepções do Arquiteto francês Viollet-le-Duc, com projeto de autoria de Adolpho José Del Vecchio - Engenheiro-Diretor de Obras do Ministério da Fazenda, começou-se a construção em 16 de novembro de 1881.
A obra terminou em 1892 passando a fazer parte do patrimônio da Marinha do Brasil em 1913. A ilha que é sempre lembrada como Cenário do evento que ficou conhecido como “O Último Baile do Império”, realizado alguns dias antes da Proclamação da República, continua sendo um elo entre o presente e o passado. Décadas se passaram e o castelinho, como é chamado por muitos, que testemunhou tantos fatos históricos, é hoje uma das
principais atrações turísticas do Rio de Janeiro. Na Ilha Fiscal, destacam-se o Torreão e a Ala do Cerimonial. Exposições temporárias também são atração, contando a participação da Marinha do Brasil no desenvolvimento econômico e social do País.
É claro que no Barato da Aventura você espera mais do que leituras dos textos da wikipedia e do site da DPHDM, e sendo assim vamos te mostrar aquilo que você não vê nos outros vídeos da concorrência!
Além da beleza do local que é um traço marcante do canal, vamos a ventura do dia! Vamos ver a máquina do relógio alemão da empresa Krussmann e Cia. no torreão.
Para nossa sorte chegamos na hora da manutenção periódica! Por uma estreita escadinha de ferro vamos até os pêndulos do relógio na parte mais alta do Torreão. Você já sabe que por aqui a gente não perde uma oportunidade de subir nas cordas, nas montanhas e até mesmo na escada de um lugar lindo como este.
A gente sabe que lá no alto tem sempre uma grande recompensa, que dessa vez foi a incível vista do Torreão de 53 metros de altura!
Essa construção foi considerada uma das mais elegantes do Rio de Janeiro, com suas linhas sóbrias e transparecendo no local um ar de catedral medieval. A representação heráldica nos vitrais coloridos a fogo confeccionados de cristal inglês, junto com as abóbadas ogivais situadas no primeiro e no segundo andar denotavam a filosofia gótica da época.
No segundo andar, existe uma sacada com vista para o Sul da baía e com uma bela vista da entrada da barra.
Podemos imaginar nesse ambiente inspirador nosso imperador apreciando a silhueta da Serra do Mar com o Pão de Açúcar e o Corcovado, e deliciando-se com a agua retirada dos cocos provenientes da própria ilha!
No site da DPHDM você encontra todas as informações necessárias para a visitação da ilha. O link está no início da descrição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário