Com o objetivo de escalar o Nariz do Frade os escaladores Guilherme Gregory, Marcio Gonçalves e Marcos Lima entraram na trilha da Pedra do Sino no Parque Nacional da Serra dos Órgãos em Teresópolis.
Com os ingressos comprados de véspera, e a tranquilidade de entrar no parque em uma terça feira as 6:15 da manhã, conseguiram o rápido avanço pela trilha até a base do trecho conhecido como Paredão Roy-Roy.
Vencido este obstáculo os escaladores chegaram a base da chaminé do nariz do Frade.
Conquistada em 1.933, o Nariz do Frade com seus 1.920 m não é mais escalado pelo traçado original, e sim por uma linha, também chaminé, que foi desbravada em 1.973.
Mesmo com a técnica aplicada atualmente, tem trechos bem apertados e não é fácil de ser vencida necessitando de um bom preparo físico.
A chaminé é toda grampeada e bem protegida. Começa larga mas vai ficando apertada a medida que avançamos.
Depois dela, existe uma segunda enfiada com trecho de aderência e depois entalamento. O trecho é meio sujo, mas existem grampos de proteção.
O ultimo trecho é uma escalada artificial para subir na chamada verruga do frade. Uma pedra equilibrada no nariz do clérigo.
Escalar com céu azul, sol e grande visibilidade não se consegue todos os dias.
O visual do alto da verruga do Frade é deslumbrante. Nele você observa algumas montanhas que não podem ser vistas da estrada ou do Mirante do soberbo, como por exemplo a conhecida Agulha do Diabo. O retorno é feito por rapel e basta seguir o caminho de ida no sentido contrário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário