08/01/2021

ESCALADA NO MORRO DO TELÉGRAFO NA SERRINHA DE ITAIPUAÇU


Estamos bem próximos a entrada dos mirantes do Parque Estadual da Serra da Tiririca em Itaipuaçu.  Meus amigos Márcio Gonçalves e Marcos Lima nos guiarão até a base da via Didática no Vale da Serrinha para aquela que será a mais longa escalada tradicional que fiz até hoje. Não há sinalização nesses curtos 10 minutos de trilha que levam a base da via.
O Marcos entra guiando com o peso das duas cordas que carrega e vai nos mostrar como se
trabalham as costuras em uma cordada em A.  A via didática tem esse nome pelo baixo grau de dificuldade e baixo grau de exposição sendo excelente para quem está começando. Para novatos como eu vale também pelo tamanho da via. São 210 metros em sua quase totalidade expostos aos sol.
Hoje será uma oportunidade ímpar de aprendizado com dois escaladores muito experientes.
Durante todo o processo eles vão me orientando e dando dicas!
A cordada em A é considerada por muitos guias experientes a melhor solução para escalar com três pessoas. Nela os escaladores mantém uma certa distância um do outro como proteção em caso de queda. Na maioria dos casos, o guia utiliza um freio semi automático para fazer a segurança dos participantes. O ponto cansativo é ter que subir com duas cordas de uma vez, e dependendo da espessura e peso das cordas será uma árdua missão.
Em um lugar privilegiado como esse, cercado por montanhas, lagoas e mar aberto, próximo a uma das mais belas cidades do mundo em ambientes naturais como é o caso do Rio de Janeiro, é certo que ao subir um pouco vamos curtir um visual especial!
O setor do Vale da Serrinha possui 12 vias de escalada, algumas já conquistadas e outras em andamento.  Com graduações que variam entre segundo e quinto grau, é possível sair de quase todas as vias através de caminhada.
Com esse belo visual de fundo, estamos quase chegando na parada dupla, uma vez devidamente ancorados vamos arrumar e reposicionar a corda, evitando assim que o guia fique impedido de avançar por conta de nós e travamentos.
Nossa próxima missão será superar um trecho em artificial bem vertical. O Marcio faz a guiada até o lance, se ancora e faz a segurança para que o Marcos avance até a parada.
Uma vez preso, o Marcos faz a minha segurança para o trecho que talvez seja o mais inclinado na via.
Vamos executar um lance em artificial com estribos.
Essa é uma modalidade de artificial que você ainda não viu aqui no canal.
Se quiser saber mais sobre o assunto consulte outras formas de artificial que estão em nossa playlist de escaladas. Basta clicar no card, esse "izinho" no canto superior direito do vídeo! Os estribos são escadas de corda leve, resistente e flexível que são conectadas as proteções da via para que o escalador consiga passar mais facilmente por um lance muito dificil. Precisei de muito auxílio para passar o lance o que deixou nossos guias impossibilitados de realizar a filmagem. Algum tempo depois, após muita força e muita energia gasta no lance seguimos em direção ao final da via no Mirante do Carmo.
Estamos na face norte do Morro do Telégrafo no setor de aderência da Serrinha.
Ao final da via didática é possível atingir a trilha do Alto Mourão e chegar ao cume.
Se você quer saber como fazer, assista o vídeo que está no card, esse "izinho" no canto superior direito.
Vamos para o último lance do dia curtindo o lindo visual da região, extenuados pelo sol e pelo calor, com a via mais longa que eu já fiz na conta, mas sem jamais perder o bom humor!
Com as pernas bambas, eu chego ao fim desse vídeo agradecendo a sua audiência, e caminhando bem devagarinho, já no bagaço total para a trilha do Alto Mourão. Por ela chegaremos a estrada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE DA SEMANA

OS GÊMEOS - NOSSOS SEGREDOS - EXPOSIÇÃO GRATUITA NO CCBB RJ

Hoje estamos no Centro Cultural do Banco do Brasil, aqui no centro do Rio! É Dia Das Crianças e por isso os espaço está disponibilizando alg...

CONFIRA OS VÍDEOS MAIS ASSISTIDOS!