Estamos agora no Bairro de Nova Luzitânia, seguindo para a Avenida Orestes Vereza nª 8.
Bem ao lado Comunidade Eclesial São João Batista.
Por essa simpática estradinha terra seguiremos a pé e acessaremos a Pedreira do Spar.
O local é de responsabilidade da mineradora Spar é a qualquer tempo pode ser exigida
autorização para a entrada. Por hora, com o caminho livre e o acesso aberto, debaixo de muito sol, seguiremos pela trilha.
A trilha em subida constante, se confunde algumas vezes com a estrada utilizada pela mineradora. É recomendável o uso de protetor solar, chapéu e levar muita água. Os primeiros 30 minutos são de aclive exposto ao sol.
Mais um pouco a frente entraremos em um trecho bem mais fechado, com árvores e mata alta. Notamos a presença de espécies invasoras o que dá um aspecto um pouco mais confuso a trilha. o ponto positivo é que a inclinação é a temperatura diminuirão bastante!
Chegamos agora a primeira gruta do dia.
Ao melhor estilo dos moradores de Windem vamos ingressar no incrível túnel com cerca de 4 metros de altura e uma grande poça na frente. Logo após a entrada vamos utilizar lanternas para enxergar onde pisar.
O corredor é profundo e completamente sem luz. Não sairemos em outra dimensão, mas é fato que cavernas como essa remeterão a histórias de ficção e muitas brincadeiras em torno disso.
Após 5 minutos de caminhada no escuro, surge a saída, surpreendente, pelos arcos gigantescos na saída da gruta! Vale lembrar que as grutas do Spar não são uma formação
natural, e sim o resultado de explosões e escavações para retirada de minério. Por aqui se extraia malacacheta e feldspato.
A mina foi fechada devido à desvalorização do feldspato, o que tornou sua exploração economicamente inviável.
Seguiremos agora por outras trilhas em busca de outras grutas. Se você não estiver familiarizado com o local é importante escolher um metodo de orientação bem definido e tomar cuidado com pontos de grande exposição.
É bem fácil se perder por aqui. Enquanto a gente procura a maior de todas as grutas, convido você para se inscrever no canal e clicar no sininho. É de graça, você ajuda a gente e ainda fica sabendo dos vídeos novos.
Não esqueça de curtir o Barato da Aventura nas redes sociais, estamos no Tik Tok, no Twitter, no Facebook e no Instagram.
Por falar em redes sociais, essa é a foto mais comum das Grutas do Spar e provavelmente a maior gruta existente por aqui.
Bem aberta com visibilidade total, você acessa fácilmente os diversos salões da Gruta. Enquanto fazemos nossas selfies, vamos falar um pouco mais da Spar Mineradora. Seu nome é uma homenagem ao Ministro Luis Sparano, diplomata nascido em Bajé, RS em 1885. De família de origem italiana teve grande importância na reaproximação entre Brasil e Itália no pós Segunda Guerra Mundial.
A pedreira com mais de 60 anos de existência, dispondo de dois conjuntos de britagem, jazida de grande porte, frota própria, é fornecedora de pedra britada e pó de pedra, para as regiões de Niterói, São Gonçalo, Maricá e Rio de Janeiro.
Achamos mais uma gruta, com nítido aspecto de ponto de permanência humana. Além do recipiente pra lixo, encontramos resto de material para fogueira. Se você gosta de cavernas, vai se divertir muito por aqui. Existem grutas abertas, outras bem fechadas, longos túneis e até gruta dentro de gruta. O piso está coberto de restos das pedras retiradas que brilham sobre a ação da luz e principalmente da lanterna.
Vamos esclarecer que: O feldspato possui numerosas aplicações na indústria como: fabricação de vidros, de tintas, plásticos, e borrachas.
Já a Malacacheta é o material preferido para a confecção de capacitores para aplicações de rádio frequência. Ela também é usada como isolante em equipamentos para alta tensão.
Na entrada de mais uma gruta encontramos grampos de proteção para escalada e rapel.
Embora não falte vontade de entrar na via não temos tempo disponível.
Vai ficar para outro dia! Optamos por explorar mais uma gruta com um grande lago e morcegos por toda a parte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário